Cidades

Niterói já vacinou 60% da população acima de 18 anos

Publicada às 19h46 / Atualizada às 20h11

Secretaria Municipal de Saude prevê vacinar população a partir de 42 anos até o final do mês. Foto: Vitor Soares

Niterói já conta com 60% da população vacinada, acima dos 18 anos, de acordo com o secretário de Saúde do município, Rodrigo Oliveira, durante durante transmissão feita pela internet junto com o prefeito Axel Grael (PDT). A meta da prefeitura, segundo o secretário, é vacinar pessoas maiores de 42 anos até o final deste mês.

De acordo com ele, o indicador síntese, que reúne informações a respeito de casos, óbitos, atendimentos e taxa de leitos ocupados na rede pública, recuou consideravelmente, chegando ao patamar de 7,88. Antes, o indicador estava em 9,63 há algumas semanas.

Segundo Rodrigo, o índice mais baixo é reflexo da queda no número de mortes e casos na cidade. A taxa de ocupação dos leitos da rede pública na cidade está em pouco mais de 50%. Nas semanas anteriores, a porcentagem chegou a 88%.

Para Axel, a melhora em relação aos casos e aos indicadores é boa, mas os cuidados contra a doença deverão continuar.

"Os números são bons, mas não significa que a pandemia já passou. É importante manter as medidas sanitárias de higiene e saúde"

Axel Grael - prefeito de Niterói

Moeda

O prefeito comentou sobre o projeto que pretende implementar na cidade a moeda social Arariboia. A mensagem foi encaminhada ao Legislativo nesta quinta e será apreciada pelo vereadores. De acordo com o prefeito, o valor do recurso deve ser de R$ 68 milhões por ano.

A ideia do projeto é ideia é promover a transferência de renda de forma mais eficiente com uma economia circular, beneficiando quem recebe além de outras pessoas. 68 milhões por ano será o custo do projeto. com a aprovação o objetivo é que ainda em outubro o sistema comece a funcionar. Inicialmente serão injetados R$ 17 milhões no projeto.

Rio

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS), Daniel Soranz, informou nesta quinta-feira (17) que o município é uma das primeiras capitais a encerrar a vacinação da população com 50 anos ou mais, o que acontecerá no próximo sábado (19).

Soranz comemorou também o fato de o Rio de Janeiro completar, esta semana, 50% das pessoas com 18 anos ou mais já vacinadas. “Cinquenta por cento da população-alvo acima de 18 anos já se vacinaram na cidade do Rio de Janeiro com a primeira dose. As nossas metas estão sendo alcançadas antecipadamente na vacinação para covid-19 e a gente espera poder continuar acelerando, como vem fazendo na cidade do Rio. O principal ponto é que todas as vacinas que a gente recebe, a gente aplica o mais rápido possível”, afiançou o secretário.

Até esta quarta-feira (16), segundo dados da SMS, 2.585.448 pessoas haviam tomado a primeira dose da vacina contra a covid-19 no Rio, representando 49% da população carioca elegível para a vacinação (a partir de 18 anos). Deste total, 973.519 completaram o esquema vacinal, recebendo também a segunda dose do imunizante. A meta da secretaria é vacinar 90% da população carioca adulta até outubro, número estimado em 5.279.803.

Daniel Soranz revelou que o número de pessoas que não voltam para completar a imunização alcança 4% da população e estão com a segunda dose em atraso. “Setenta e nove mil pessoas não voltaram para tomar a segunda dose”. O secretário disse que todas as unidades de saúde estão fazendo uma busca ativa, ligando para todas as pessoas que não tomaram a segunda dose na data correta. Lembrou que a imunização para covid-19 só está completa 14 dias após a segunda dose e completou que quem está atrasado pode tomar a segunda dose a qualquer momento e em qualquer unidade de saúde da cidade.

Com AGÊNCIA BRASIL

< Operação Lei Seca aborda mais de 300 motoristas em via expressa do Rio Perseguição em São Gonçalo termina com bandidos colidindo em barricadas <